domingo, 4 de setembro de 2016

O Grande Truque: Os Três Atos da Mágica

Olá, pessoal!
Eu tô muito feliz de estar escrevendo sobre este filme, já que é um dos meus filmes favoritos de um dos diretores que eu mais adoro (provavelmente ele é meu favorito). 
Este filme, assim como o título sugere, é um grande truque, e Jonathan Nolan e Christopher Nolan (roteiristas do filme) são os mágicos/ilusionistas, está cheio de distrações, pequenas pistas espalhadas no filme, tudo uma boa ilusão, que consegue nos prender ao filme. Sem mais delongas hoje falarei sobre o filme "O Grande Truque" (ou em inglês "The Prestige").


Sinopse:
O filme começa mostrando o julgamento do mágico Alfred Borden, que está sendo acusado por assassinato. Após esta cena, o filme volta um pouco para quando o acusado trabalhava junto a outro mágico, Robert Angier, como ajudantes de Milton, o Mágico; com John Cutter, um dos engenheiros de truques de Milton.
Resultado de imagem para the prestige tumblrEm um dos truques a esposa de Angier, Julia, se afoga enquanto tentava escapar  escapar de um tanque cheio de água. Angier suspeita que Borden amarrou seus pulsos com um nó difícil de propósito, fazendo-o responsável pela morte dela. No funeral, Borden enraivece Angier dizendo que ele não sabe que nó foi usado.
Os dois homens começam então a competir em suas carreiras de mágico: Borden se torna "O Professor" e contrata Bernard Fallon como engenheiro. Angier se apresenta como "O Grande Danton", com Cutter e sua assistente, Olivia Wenscombe. 
Resultado de imagem para the prestige tumblr gifsAmbos os mágicos começam a atrapalhar os truques do outro: Angier interfere na performance de Borden de pegar uma bala com a boca, arrancando dois dedos de Borden. Em troca, ele arruína o truque de fazer um pássaro desaparecer de Angier, danificando a reputação dele.
Borden, com sua inteligencia criativa, logo maravilha as plateias com sua nova ilusão, "O Homem Transportado". Angier obcecado em descobrir o segredo, de Borden manda Olivia para espionar "O Professor", a assistente consegue o diário encriptado de Borden e o leva a Angier, porém ela acaba se apaixonando por Borden e trai Angier, permitindo que Borden sabote o ato de Angier. 

Filme Nolan
Christopher Nolan é um diretor que gosta de envolver em seus filmes conflitos internos, o limite das pessoas (até que pontos alguém iria para conseguir algo?) e é claro, grandes surpresas (o famoso plot twist), este é um exemplo de filmes que dão uma ênfase nesse "Até que ponto você iria para conseguir algo?". 
Como já comentado na sinopse, os protagonistas eram mágicos que trabalhavam juntos e que realmente respeitavam e admiravam um ao outro, era amigos, porém, após um acidente ao realizar um truque, eles se tornam rivais, o ódio e a rivalidade entre Borden e Angier, chega a um ponto que nenhum dos dois parece mais se importar se esta rivalidade machuca alguém. Vale lembrar que o irmão de Christopher Nolan, Jonathan Nolan foi roteirista junto com ele neste filme (Nolan já usou do trabalho do irmão para seus filmes, como em "Memento" ("Amnésia") que foi inspirado em um conto de Jonathan Nolan). 
Resultado de imagem para the prestige tumblr gifsNolan também gosta de mexer com a linha do tempo (mas não para ferrar com ela, como faz o menino Allen) em seus filmes, mostrando, por vezes, mais de uma linha temporal, que em algum momento irão se encontrar, algo neste estilo foi feito em outro filme de Christopher Nolan: "Memento" (ou "Amnésia" se preferirem). Em "O Grande Truque", são mostrados três pontos de vista, o de Borden, vivendo cada momentos da trama, passa pra a visão de Angier, mostrando toda sua busca por superar Borden e buscando Tesla (ah, esqueci de mencionar? Pois é, Tesla está neste filme, gente, só por isso já vale a pena ver este filme rs), o terceiro ponto de vista é o do espectador (entendam espectador como os figurantes que estão no filme apreciando as mágicas ou entendam "espectadores" como as pessoas fora da tela, ou seja, vocês, já que a ideia do filme é que nós nos coloquemos dentro do filme e sejamos os espectadores do grande truque dos irmãos Nolan), os momentos do "terceiro ponto de vista" são aqueles onde Angier e Borden aparecem juntos. 

Wolverine e Batman (e Viúva Negra e Alfred)
Resultado de imagem para nice wallpaper for iphone
Essa brincadeira no título do tópico é uma forma de introduzir os personagens dos filmes. Christian Bale (também conhecido pelo Batman na trilogia Nolan) interpreta "Alfred Borden", uma mágico da classe operária e um tremendo gênio criativo que deseja criar truques novos, que impressionem, algo nunca antes visto, porém, ele não tem a habilidade de executar seus truques em público, pois não consegue cativar as pessoas e prender sua atenção. Por outro lado o personagem de Hugh Jackman (também conhecido por interpretar o Wolverine), "Robert Angier" um mágico aristocrata, é um artista reconhecido que consegue com facilidade prender a atenção do público, mas ele não possui a inteligencia criativa de Borden. 
Indo para a Viúva Negra e Alfred, temos a Scarlett Johansson interpretando a assistente de palco do mágico Robert Angier, Olivia Wenscombe, algumas pessoas acham que Olivia acaba sendo um personagem "descartável" na trama, apenas por não se destacar entre Hugh e Christian, primeiro ponto, Hugh e Christian Bale são os protagonista portanto tem mais tempo no filme do que ela e também mais destaque e isso, em nenhum momento enfraquece a personagem de Scarlett, e segundo ponto: ela nunca seria descartável para a trama um vez que ela é essencial nesse treta de mágicos, ela, em algum momento vai "trocar de lado" e abre passo para que um mágico sabote o truque do outro. O mesmo vale para John Cutter, interpretado por Michael Caine, apesar de não aparecer tanto e não estar na "treta de mágicos", é um personagem essencial para a trama. 

Curiosidades
-Esta é uma curiosidade muito legal e que eu nunca tinha reparado, apenas quando estava buscando por informações do filme que me deparei com isto. As iniciais dos nomes e sobre nomes dos protagonistas, Alfred Borden e Robert Angier, formam a palavra ABRA (de abracadabra).

Resultado de imagem para the prestige book-O filme é uma adaptação de um livro de mesmo nome "The Perstige", do escritor Christopher Priest. O diretor dos filmes "Beleza Americana" e "007 - Operação Skyfall", mostrou um grande interesse em adaptar o livro de Priest para o cinema, porém, o escritor, apaixonado pelos filme "Following  (o primeiro filme da carreira de Nolan) e "Memento" (ou "Amnésia"), insistiu que Christopher Nolan fosse o diretor do filme. Priest não se arrependeu, Nolan adaptou muito bem o livro que, vale a pena ressaltar, tem duas partes, o diário de Borden e o diário de Angier, portanto duas perspectivas. Uma adapatação cinematográfica permitiria insertar mais uma perspectiva, a do espectador. 

-Chung Ling Soo, um dos mágicos que aparece no filme, realmente existiu, este morreu quando um dos seus truques "Pegar a bala" deu errado. O verdadeiro Soo era um personagem criado por William Robinson, um norte americano, que se fantasiava de chines para conseguir o entusiasmo do público, por ser "exótico". No truque que acabaria por matá-lo ele, após ser baleado grita "Meu Deus, fui baleado" em inglês, falando no palco pela primeira vez em 15 anos!

-(Esta é beeem engraçada) Quando estavam gravando a cena que a noiva de Angier se afoga, Hugh Jackman disse que pensou "Temos o Batman e o Wolverine aqui presentes e nenhum deles vai tentar salvá-la!" 



Pessoal, por hoje é tudo, espero que tenham gostado do post e que vejam o filme (eu juro que é maravilhoso <3 )

L Quinn 



2 comentários:

  1. Excelente! Muito obrigada por compartilhar, definitivamente verei de novo. O filme O Grande Truque é um dos mais interessantes do gênero que eu já vi. Mais que filme de fantasía, esse é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Vale muito à pena, é um dos melhores de Christopher Nolan. No ano passado eu também vi Dunkirk 2017 legendado, acho que se você gosta do trabalho desse diretor, definitivamente vai gostar este. Se ainda não viu, eu recomendo amplamente. É uma historia cheia de incríveis personagens e cenas excelentes. Já estou esperando o seu próximo projeto, seguro será um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário!
      Primeramente desculpa a demora em responder! Mas fico feliz que vaver de novo o filme, sempre é bom rever este tipo de filme pq há sempre coisas novas para você "descobrir", por assim dizer.
      Gosto muito mesmo do Nolan, aí não consegui separar um tempo para ver Dunkirk, mas com ctz é prioridade hahaha

      Excluir